A história das Varas Monteiro começou há mais de 29 anos atrás, qdo Marcelo Monteiro (ainda menino), ajudava seu pai, Gilberto Monteiro, a fabricar ponteirinhas de fibra para serem colocadas em varas de bambu. Tudo isso, no fundo do quintal. Sem máquina, tudo “feito na mão”.

Depois de anos fabricando e comercializando varas de bambu, sentiu a necessidade de inovar e fabricar as varas de pesca de fibra de vidro maciça. Mas como? Não tinha máquinas nem as informações necessárias. Começou então, comprando os blanks e conificando-os e montando as primeiras varinhas, as lisas, de mão, para serem usadas nos pesqueiros, para pescar tilápias, etc...
Mas seu sonho maior era outro...as Varas de Piapara...

A  Indústria de Varas Monteiro nasceu de um sonho de um pescador apaixonado por Piaparas, que comprava as varas para pescar, mas nunca estava do jeito que ele queria.  E foi aí que tudo começou. Filho de Gilberto Monteiro (que tinha por necessidade fazer  alguma coisa para complementar a sua renda mensal) e por sua vez começou a fazer ponteira de fibra de vidro nas horas de folga, fibras estas que eram feitas com as próprias mãos, não tendo nenhum auxílio de nenhuma máquina. Vendo o pai fazer as ponteiras, Marcelo Monteiro foi tendo uma noção de como fazer as varas de pesca que tanto queria, mas tinha um pequeno problema: não tinha nenhuma máquina e nem sabia como deveria ser tais máquinas. Mas Marcelo Monteiro não desistiu do seu sonho e com a ajuda de um grande amigo que tem uma tornearia começamos a discutir como poderíamos desenvolver uma máquina para tal serviço e foi aí que surgiu a primeira máquina da indústria Monteiro. Usando esta máquina por aproximadamente 2 anos conseguimos contato com uma empresa  que confeccionava máquinas sobre encomendas e já tinha feita este tipo de máquinas, então adquirimos outra máquina, mas tinha um pequeno problema, estas máquinas eram para fazer somente o serviço de conificação das fibras. Faltava ainda a máquina para fabricar a fibra que seria a máquina de pultrusão.  Esta sim foi bem mais difícil de adquirir, mas se passaram alguns anos e conseguimos comprar tal máquina ai sim estávamos completos, mas com a demanda dos pedidos estavam aumentando e não estávamos dando conta de fazer precisávamos de mais máquinas e foi ai que apareceu uma fábrica de varas de pesca montada com todas máquinas e matéria prima á venda. Compramos e a qualidade dos nossos produtos aumentou muito, bem como a quantidade da produção.

Já estamos ha 5 anos trabalhando com todo o nossos esforços para proporcionar um bom lazer a todos pescadores. As varas monteiro são desenvolvidas e projetadas todas por Marcelo Monteiro que, com o auxílio dos clientes, dos piloteiros e dos pescadores  procura fazer o melhor para  que seu produto venha de encontro com o que todos pescadores procuram.

As varas são feitas sob a fiscalização do próprio Marcelo Monteiro, pois a qualidade é essencial para os nossos produtos e por serem varas para piaparas, se a pessoa que esta fabricando não souber o que esta fazendo o seu produto não terá boa aceitação pois também se não souber pescar o produto não será grande coisa ai é que esta a grande diferença das nossas varas para as demais. Ou seja, são feitas por quem entende o que esta fazendo. Após muitas pescarias e com auxílio dos amigos guias turísticos principalmente da região de Paulicéia conseguimos desenvolver ótimas varas para sua pescaria de piapara. Mas nosso sucesso é devido a grande paixão que seu fundador (Monteiro) tem por pescar as piaparas.




Copyright ©2010 - Varas Monteiro - Marília - SP - Fone: (14) 3415-2272